Bem Público - Conteudo para uma vida melhor
Facebook

Notícias - Meio Ambiente

06/03/2015

Irati (PR) pode ganhar parque ambiental no Arroio dos Pereiras

Irati (PR) pode ganhar parque ambiental no Arroio dos Pereiras
Manifestação em Irati. Divulgação.

O empreendimento habitacional na área Mata Arroio dos Pereiras, no centro do município de Irati, Centro Sul, foi temporariamente suspenso após um acordo entre Governo do Estado, Prefeitura Municipal e os proprietários da área. A decisão foi tomada ontem (5), durante reunião com o secretário estadual do Meio Ambiente Ricardo Soavinski, que propôs a criação de um grupo técnico do Estado e Prefeitura de Irati para avaliar a possibilidade de implantação de um parque municipal.

“As decisões foram em comum acordo e a ideia é, o mais rápido possível, ajudar a Prefeitura a definir tecnicamente a possibilidade de criar um parque municipal, tendo em vista a conservação da área aliada ao uso para recreação e lazer da população”, destacou Soavinski.

Além da Coordenadoria de Biodiversidade da Sema/PR, de técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Irati também acompanhará os trabalhos do grupo. Uma visita técnica do grupo na área já foi agendada para os próximos 10 dias.

O grupo vai analisar, entre outras coisas, qual o tamanho da área para ser transformada em parque, que garanta a conservação dos remanescentes florestais e os usos para lazer da população.

O arranjo financeiro da aquisição da área para criação do parque municipal será avaliado após o projeto pronto. “Estamos muitos satisfeitos com essa decisão e com a preocupação do Governo do Estado em colaborar para uma solução que atenda a todos”, destacou o prefeito de Irati, Odilon Burgath.

A área da Mata Arroio dos Pereiras tem 140 mil metros quadrados e boa parte é coberta por vegetação nativa. “Entendo que a área tem grande potencial para ser um parque ambiental, que além de preservar o patrimônio natural e a memória afetiva da população, servirá ainda para o lazer dos moradores do município”, disse Soavinski.

Participaram ainda da reunião o presidente da Câmara Municipal de Irati, Vilson Menon, o proprietário da área e do empreendimento, Edson de Araújo Gomes, o executivo da empresa Aurora Centennial S/A, Carlos Branco, além de secretários municipais.

Ver mais notícias