Bem Público - Conteudo para uma vida melhor
Facebook

Notícias - Meio Ambiente

07/01/2015

Praça da Pedra Branca Cidade Criativa recebe menção honrosa na 8ª edição do Prêmio Asbea

A Praça da Pedra Branca Cidade Criativa localizada, em Palhoça (SC) recebeu menção honrosa na 8ª edição do Prêmio Nacional da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) em parceria com a Revista Projeto Design. A competição coroou os melhores projetos realizados ou idealizados no Brasil por escritórios brasileiros nos últimos cinco anos e premiou a Praça da Pedra Branca, na categoria projetos especiais.

A cerimônia de premiação, realizada em São Paulo (SP) em dezembro, contou com a presença de personalidades do cenário brasileiro da arquitetura, urbanismo e construção. Nesta edição, se inscreveram 90 escritórios de todo o Brasil, autores de 125 projetos, dos quais 27 foram consagrados em oito categorias: edifícios e conjuntos residenciais, comerciais, de serviços, institucionais, industriais, arquitetura corporativa e de interiores, residências e projetos especiais.

Na premiação, o projeto da Praça Pedra Branca recebeu o troféu Menção Honrosa, pelas mãos da arquiteta Juliana Castro, proprietária do escritório Jardins e Afins Arquitetura Paisagística, que desenvolveu o projeto. Para Marcelo Gomes, Diretor Executivo da Pedra Branca Cidade Criativa, “este reconhecimento é a consagração de um projeto que buscou referências, conceitos e práticas inovadoras, no planejamento e construção do espaço”.

A avaliação dos trabalhos inscritos considerou a importância do projeto no desenvolvimento, valorização e representação da classe de arquitetos do país. Todo material foi analisado por um júri heterogêneo de arquitetos, composto por Abílio Guerra (professor e editor do site Vitruvius), Lucas Fehr (professor e sócio do escritório Estúdio América), Álvaro Puntoni (professor e sócio do escritório GrupoSP Arquitetos), Guilherme Wisnik (professor, crítico de arquitetura e curador geral da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo) e Eduardo Della Mana (diretor executivo do Secovi/SP e sócio do escritório PPU Projetos Urbanos) e Otávio Zarvos (administrador e criador da incorporadora Idea!Zarvos).

O prêmio é uma parceria com a revista Projeto Design e os trabalhos premiados foram publicados na edição deste mês da revista e no site, o qual destacou a Praça da Pedra Branca como “um local agradável para encontros cotidianos que, ao mesmo tempo, comporta eventos maiores ao longo dos 4.690 metros quadrados do terreno. O piso original foi preservado, assim como as palmeiras existentes. Para proporcionar a linguagem contemporânea, foram implantados uma lâmina d’água de apenas dois centímetros de profundidade, uma área gramada livre, espaços de descanso nas sombras de árvores com bancos feitos de material sustentável, além de cadeiras soltas e um playground”.

Ver mais notícias