Bem Público - Conteudo para uma vida melhor
Facebook

Notícias - Cultura

01/04/2015

Projeto Tuboteca completa dois anos com 136 mil livros arrecadados

As Tubotecas de Curitiba completaram dois anos de atividade, no final de março, com 136 mil livros arrecadados junto a empresas, instituições, escritores locais e a comunidade em geral. Nos últimos 12 meses, o programa da Fundação Cultural de Curitiba, IPPUC e URBS recebeu 81 mil livros – número 45% maior em relação ao primeiro ano projeto quando foram arrecadados 55 mil exemplares.

Para comemorar a data, a FCC promoveu a leitura de poesias de Joaquim Simões e Carlos Drumond de Andrade e a leitura de texto em homenagem a Curitiba com a própria autora Claudia Santos (poeta baiana radicada em Curitiba) nas estações tubo que abrigam as bibliotecas.

A coordenadora de literatura da FCC, Mariane Torres, participou das atividades e enfatizou que além de continuar doando é importante que o usuário faça a devolução dos livros. "Para que mais pessoa tenham acesso aos livros é fundamental que as pessoas devolvam ou compartilhem com outras pessoas o exemplar que emprestou", lembrou Mariane.

DESTINO ADEQUADO - A implantação do projeto das Tubotecas fez crescer um serviço que sempre foi realizado pelo setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba: a recepção, higienização, triagem e distribuição de livros doados pela comunidade. Com esse procedimento, todos os livros recebidos têm uma destinação certa e adequada conforme os campos de interesse dos novos leitores. Do total de livros arrecadados, mais de 96 mil foram colocados nas Tubotecas para os usuários do transporte coletivo. O restante foi encaminhado para Casas da Leitura e bibliotecas especializadas da FCC, associações de moradores, presídios, hospitais, bibliotecas comunitárias e rurais. Exemplares em mau estado de conservação vão para a reciclagem.

COMO DOAR - As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 -(Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).

As publicações passarão por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas. Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitos livros com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico. Cada Tuboteca tem capacidade para cerca de 150 livros que privilegiam a literatura com romances, contos, poesia e literatura infanto-juvenil.

Ver mais notícias