Bem Público - Conteudo para uma vida melhor
Facebook

Notícias - Concursos

17/10/2014

Agricultura familiar ocupa 87% das propriedades rurais do Brasil

Agricultura familiar ocupa 87% das  propriedades rurais do Brasil

Segmento responsável pela produção de mais de 80% do alimento consumido no mundo, a agricultura familiar é praticada em 875.907 das pouco mais de 1,028 milhão de propriedades rurais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com área média de 15,4 hectares esses núcleos familiares abastecem o mercado brasileiro com até 84% do feijão preto, 85% do leite, 92% da mandioca, 85% das aves, 70% dos suínos e 66% do milho.

Com tal importância, a agricultura familiar inspirou a Unidade de Coordenação de Projetos da FAO na região sul do país a lançar o 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo, “uma forma de estreitar as relações entre os profissionais do jornalismo e os agricultores familiares, dando visibilidade e chamando a atenção para as necessidades esse segmento da cadeia de produção”, explica Carlos Antônio Biasi, oficial da FAO na região sul do Brasil.

Alem de colocar na mesa dos brasileiros o alimento consumido, a agricultura familiar é responsável ainda pela garantia das condições ambientais, da preservação e da manutenção dos sistemas que equilibram o meio ambiente. “Ela é essencial para o desenvolvimento sustentável”, diz Biasi.

A agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar e se insere diretamente no processo de desenvolvimento rural. Consiste em um meio de organizar a produção na agricultura, na silvicultura, na pesca e nas criações, principalmente de aves e suínos, geridos e administrados por uma família, predominantemente dependente de mão de obra familiar. A família e a propriedade estão vinculadas e devem co-evoluir e combinar funções econômicas, ambientais, sociais e culturais.

PRÊMIO – O 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo é destinado aos jornalistas profissionais dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Podem ser inscritas matérias veiculadas entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014 nas categorias jornalismo impresso, radio e TV e digital. O regulamento e a ficha de inscrição estão no endereçowww.premioagriculturafamiliar.jor.br. As inscrições estão abertas.

Ver mais notícias