Bem Público - Conteudo para uma vida melhor
Facebook

Notícias - Tecnologia

10/11/2014

Cuidados com o veículo garantem segurança na estrada e evitam multas

Cuidados com o veículo garantem segurança na estrada e evitam multas

Com a chegada do final de ano e o período de férias escolares e recessos empresarias, viajar é uma das principais escolhas para quem quer aproveitar o calor. Para garantir a tranquilidade do passeio e evitar transtornos, é fundamental fazer uma revisão no carro antes de pegar a estrada. De acordo com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná (Sindirepa-PR), a falta de manutenção preventiva compromete a segurança do automóvel, podendo causar imprevistos e até mesmo acidentes.

Outra consequência do descuido é o pagamento de multas, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo a legislação, infrações graves como dirigir sem os equipamentos obrigatórios (ou estando esses ineficientes/inoperantes) e fazer reparos no veículo em via pública rendem multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

A sugestão é procurar uma oficina mecânica antecipadamente, como orienta o diretor da entidade, Evaldo Kosters. “Muitas pessoas têm o costume de deixar os cuidados com o carro para a última hora. Mas, antes de viajar, é preciso programar com calma os consertos necessários. Além disso, é essencial fazer revisões periódicas, em uma empresa de confiança, para assegurar o bom funcionamento do veículo”.

Para impedir que freios e pneus mal conservados estraguem os planos durante a viagem, o automóvel deve receber o diagnóstico de profissionais. “Além de evitar panes inesperadas, a realização periódica de revisões reduz o consumo de combustível, ajuda a preservar o meio ambiente e assegura o valor de revenda do veículo,”, ressalta Kosters.

Ver mais notícias