Bem Público - Conteudo para uma vida melhor
Facebook

Notícias - Tecnologia

17/07/2014

Futebol de robôs atrai visitantes de 45 países a João Pessoa

Futebol de robôs atrai visitantes de 45 países a João Pessoa

A Copa do Mundo continua nos campos de João Pessoa. Uma semana após a final do Mundial, um evento com o mesmo tema, deve chamar a atenção de brasileiros e estrangeiros e movimentar a capital da Paraíba. Trata-se do RoboCup 2014, um campeonato mundial de futebol de robôs que acontece entre os dias 19 e 25 de julho e deve reunir cerca de 400 equipes de mais de três mil participantes. É a primeira vez que a competição acontece no Brasil.

O futebol de robôs representa a maior parte das modalidades do torneio, havendo ainda competições de dança e desafios de resgate. Vence o jogador que desenvolver robôs autônomos, que tomem decisões inteligentes de forma rápida enquanto trabalham juntos em um ambiente de mudanças. Haverá também oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops.

O projeto é de responsabilidade da RoboCup Federation e acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, a competição é realizada, preferencialmente, na nação sede do evento. No Brasil, o campeonato foi organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em parceria com dezenas de universidades brasileiras e professores voluntários – e deve atrair 60 mil visitantes.

A RoboCup 2014 será disputada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, um dos 11 centros de eventos que recebeu nos últimos anos, repasse de verbas do Ministério do Turismo. Foram cerca de R$ 50 milhões. As informações da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur) mostram que o centro de eventos tem garantido um acréscimo de 20% no número de turistas de eventos à cidade.

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o turismo de negócios é um dos segmentos mais importantes e de maior vitalidade para a economia turística do país. Os dados da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (PACET), do MTur, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, evidenciam que o segmento que mais apresentou crescimento no faturamento em 2013 foi o de promoção de feiras e eventos com 13,8% de acréscimo.

O turismo de eventos é também o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil: 25,6% dos turistas internacionais vêm ao país com essa finalidade, e seu gasto médio diário, US$ 127, que é quase duas vezes maior que o desembolso dos turistas de lazer.

Ver mais notícias