Bem Público - Conteudo para uma vida melhor
Facebook

Notícias - Sustentabilidade

07/04/2015

Fórum Nacional de Reciclagem Automotiva mostra logística Reversa

Fórum Nacional de Reciclagem Automotiva mostra logística Reversa

A Reciclanip, entidade que é parte do Sistema ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos participa do Fórum Nacional de Reciclagem Automotiva em São Paulo e aborda o próprio case: logística reversa de pneus. O coordenador geral da entidade e palestrante do evento, Cesar Faccio explica: “Hoje somos responsáveis pela criação dos pontos de coleta com parceiros, pela gestão da logística reversa do produto e pelo fomento para novas destinações”.

Durante a palestra, o responsável pela entidade vai explicar a importância da retirada do material de locais apropriados e como funciona o ponto de coleta e a retirada do inservível. “A Reciclanip retira o material quando o ponto de coleta atinge a quantidade de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões, por intermédio de transportadores conveniados”, conta o porta-voz. Vale lembrar que, é importante que a área do ponto de coleta seja bem protegida, a fim de se evitar o acúmulo de água, lembra César Faccio.

Desde 1999, quando os fabricantes de pneus iniciaram esse processo, 3 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 600 milhões de pneus de passeio. Desde então, os fabricantes de pneus já investiram R$ 700 milhões no programa até dezembro de 2014.

Ver mais notícias