Bem Público - Conteudo para uma vida melhor
Facebook

Notícias - Sustentabilidade

03/03/2015

Conferência de logística reversa mostra experiência com reciclagem de pneus

Conferência de logística reversa mostra experiência com reciclagem de pneus
Divulgação.

A Reciclanip, entidade ligada à ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos está apoiando a realização da 3ª Conferência de logística reversa realizada pela Página Sustentável no dia 03 de março (terça-feira), que vai ocorrer em São Paulo. “Somos responsáveis pela maior operação de logística reversa do país, que envolve a criação de pontos de coleta de pneus inservíveis com parceiros em todos os estados, a gestão da retirada do produto descartado, sua destinação correta, o fomento para novas destinações e um amplo programa de atendimento, envolvimento e informação às comunidades”, explica César Faccio, gerente geral da Reciclanip, entidade sem fins lucrativos mantida pelos fabricantes associados à ANIP.

O evento tem o objetivo de apresentar os melhores cases de logística reversa e preparar as empresas nacionais para enfrentarem o desafio. Dentre as empresas palestrantes estão: Alcoa, Walmart, Suzano Papel e Celulose, Dow, Braskem, Duratex, Celulose Irani, Gerdau, 3M, Votorantim, Akzo Nobel e entre outras.

Durante o evento o gerente geral da Reciclanip fará uma palestra, explicando a importância de ser bem administrado e como funciona o ponto de coleta, como é feita a retirada do inservível e de que modo se define a destinação ambientalmente adequada, de acordo com as normas do IBAMA. “A Reciclanip retira o material quando o local atinge a quantidade de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões e a retirada é feita por transportadores conveniados”, conta o porta-voz. Ele lembrar que é fundamental a área do ponto de coleta ser protegida, a fim de se evitar o acúmulo de água, que poderia gerar problemas ambientais e saúde.

Ver mais notícias