Bem Público - Conteudo para uma vida melhor
Facebook

Artigos

Hamilton Fonseca

Hamilton Fonseca é diretor Geral na Hamilton Fonseca - Capital Humano e Serviços. É articulista da revista Bem Público e do portal bemparana.com. www.hamiltonfonseca.com.br.
19/12/2014

Uso criativo de TI e abordagem sistêmica na gestão criam negócios sustentáveis

Uso criativo de TI e abordagem sistêmica na gestão criam negócios sustentáveis
Banco de imagens

De nada adianta o empreendedor ter todo o trabalho para abrir um negócio, se não tiver, desde o inicio, a organização e estrutura para as várias intempéries que vai enfrentar. Senão, vai ser mais um negócio bem intencionado que não passou da puberdade para o amadurecimento. Pensando em utilizar os conhecimentos e a prática na implantação e gestão de empresas, aliando a tecnologia da informação como diferencial, os empreendedores Hário Tieppo, Edson Ricardo e Mario Borges criaram a Coesus, uma consultoria que usa como método a sistematização de procedimentos como vetor do desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios.

Quais experiências anteriores dos sócios, antes da formação da empresa, que contribuíram diretamente na idealização do negócio?
As experiências adquiridas pelos profissionais que compõem a Coesus, integram uma proposta muito interessante e eficaz na implementação de soluções para os diversos desafios da gestão de qualquer setor empresarial. Possuímos grande experiência na direção de empresas nos segmentos de telecomunicações, varejo, alimentação, indústria e logística e amplo conhecimento das metodologias de condução de áreas de tecnologia de informação, desenvolvimento de sistemas, serviços de suporte / help desk, integração de informações e processos de negócio. Acreditamos em um ambiente onde possamos contagiar os demais profissionais a entenderem que a melhor estratégia começa a partir de pequenas ações bem trabalhadas e priorizadas. Pequenas vitórias motivam, adicionam confiança à equipe e fazem com que os grandes desafios sejam vencidos. Nossa vivência em outras organizações, bem como o estudo de empresas, profissionais e metodologias internacionais nos habilitou a atuar com tranquilidade diante de diversos cenários do cotidiano empresarial.

Como surgiu o negócio e a metodologia?
Aplicamos uma metodologia que denominamos de Sistematização. Para melhor compreender nossa proposta e abordagem, imaginemos o fato mais comum que os empresários vivenciam. Elaboram com sua equipe um excelente planejamento estratégico para o ano e ao final deste período, verificam que não conseguiram realizar muitos dos objetivos traçados e frustram-se por não terem atingido as metas propostas. O nosso negócio é prover soluções para estes empresários, garantindo através de processos sistêmicos que as ações estratégicas sejam executadas, mantidas e atualizadas automaticamente em tempo real.

O que tem de peculiar nos serviços da Coesus, em relação a tantas consultorias no mercado?
Apresentamos como proposta de diferenciação o aumento da garantia de execução das atividades operacionais e estratégicas, definidas em conjunto com os dirigentes das empresas. As empresas possuem enormes potenciais de geração de negócios. Estas forças são formadas pelas ideias, inteligência, conhecimento, experiência e habilidades dos seus fundadores, gestores e colaboradores. Observamos nestes anos de vivência como líderes e dirigentes, que as organizações sempre têm estas forças, independente do segmento em que atuam. Muitas são altamente planejadas e organizadas, mas 99% delas enfrentam enormes dificuldades de transformar estes potenciais em resultados. É aqui que a nossa abordagem estabelece o seu diferencial. Vamos além dos diagnósticos e propostas de mudanças e melhorias. Ao identificarmos os potenciais da empresa junto com o proprietário/dirigente, e cada uma é diferente da outra, definimos quais as áreas, fluxos e ações estratégicas devem ser sistematizados, garantindo a execução e adequação da gestão dia a dia. Através de um software de processos, escrevemos os fluxos das ações administrativas/operacionais, definimos as informações oportunas e pontos de decisão para os processos estabelecidos. O sistema apresenta em tempo real para os envolvidos, toda esta dinâmica de acompanhamento, o que possibilita a correção ou mudança de rumo no momento presente. É desta forma, que aumentamos a garantia de que os projetos e metas sejam cumpridos, mantidos, atualizados e melhorados.

Pode ser aplicado em pequenas ou é mais voltado para grandes corporações?
A metodologia de sistematização funciona em todos os tipos de negócios e tamanhos de organização. Não buscamos determinados segmentos de mercado, procuramos identificar empresários com perfil integrador, desenvolvedor e criativo. Os resultados são muito positivos quando o dirigente prioriza ferramentas tecnológicas, gestão por processos e planejamento contínuo. Quando acredita em valores como transparência na gestão, compreende a necessidade da correta delegação de responsabilidades e apoia a capacitação e participação dos colaboradores no desenvolvimento da empresa. Atuamos com orientação estratégica e organizacional, como escritório de processos, treinamentos/Coaching, terceirização de mão de obra especializada, automação e integração de processos/sistemas.

OS SÓCIOS - Hário Tieppo – Experiência de 35 anos em atividades profissionais nas áreas financeira, controladoria, planejamento estratégico, recursos humanos, tecnologia, negócios e operações. Formado em Engenharia Eletrônica e Economia, possui especializações nas áreas de Marketing, Gestão de Pessoas, Sistemas Logísticos e Coaching. Nos últimos 18 anos atuou em empresas na área logística com foco em importação e exportação.

Edson Ricardo - Experiência de mais de 15 anos na área de Tecnologia da Informação e na implantação de unidades de negócios. Atua na implementação e gestão de equipes multidisciplinares, sendo especialista na sistematização das regras de negócios, implantação de projetos e sistemas de informação. Profissional com profundos conhecimentos técnicos em infraestrutura de rede, banco de dados, sistemas ERP, WMS, CRM, BI, BPMS.

Mario Borges – Profissional a mais de 15 anos da área de Tecnologia da Informação, com experiência Internacional em BPM e BPMS em projetos na França e Estados Unidos. Especialista em BPM-SOA, Integração de Sistemas e Integração dos escritórios de Projetos e Processo com BPMS. Especialista na implantação de projetos de grande e médio porte. Experiência na definição do Plano Diretor de Tecnologia da Informação para suportar e acompanhar o crescimento da organização.

Mais informações (www.coesus.com.br)

Ver mais artigos