Bem Público - Conteudo para uma vida melhor
Facebook

Artigos

Hamilton Fonseca

Hamilton Fonseca é diretor Geral na Hamilton Fonseca - Capital Humano e Serviços. É articulista da revista Bem Público e do portal bemparana.com. www.hamiltonfonseca.com.br.
26/11/2014

Empreendedores do mundo pet investem em ciência, carinho e tecnologia

Empreendedores do mundo pet investem em ciência, carinho e tecnologia

A vida agitada e a correria nas médias e grandes cidades tem levado um número cada vez maior de pessoas optarem por menos filhos, cuidados com a carreira e consigo mesmo, substituindo parte deste sentimento pela saudável companhia dos animais de estimação. É uma tendência mundial irreversível e, segundo estudiosos, contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Brasil e o EUA somam 55% da população pet no mundo. Temos a segunda maior população, perdendo para os EUA em número de animais de estimação. Inspirados nos ideais de cuidar da vida dos animais e melhorar a qualidade de vida das pessoas, os empreendedores médicos veterinários Dr.Wilson Mendes, Dr.Luiz Fernando Leão, arquiteta Fabiana Vieira Mendes, desenvolveram em Curitiba um dos mais avançados hospitais veterinários da região Sul.

Como foi a idealização do projeto e qual a proposta do hospital?
Antes de mais nada, a paixão pelos animais vem de muitos anos em nossa família. Com o intenso crescimento do número de pessoas que mantém animais de estimação e exigências de melhores cuidados dispensados a eles, sentimos haver uma carência para atendimento de um público extremamente exigente nos cuidados do seu animal de estimação. Por isso, concebemos um centro de excelência em medicina veterinária para ofertar o que existe de melhor em serviços de atendimento clinico, cirúrgico e apoio aos familiares. Nossa proposta é ousada, indo desde o mobiliário para uso profissional e a arquitetura funcional do hospital, projetados especialmente por uma das sócias, a arquiteta Fabiana Mendes, visando proporcionar um atendimento veterinário com consultórios alegres e coloridos, garantindo a excelência no cuidado dos animais, a tranquilidade de seus proprietários, confiança às lojas pets e colegas veterinários que recomendam nosso hospital.

Como funciona o hospital e o que ele oferece?
O Hospital HVDiDatus funciona 24 horas por dia e nos sete dias da semana. Oferecemos atendimento por profissionais devidamente preparados para bem atender em todas as especialidades. Nosso hospital possui UTI devidamente equipada e monitorada, atendida por médicos veterinários intensivistas com cursos na Europa e preparados para oferecer o melhor tratamento para o animal de estimação que necessitar de UTI. Também possui dois centros cirúrgicos modernamente equipados para qualquer tipo de cirurgia.

Quais impactos e benefícios da tecnologia na medicina veterinária?
A medicina veterinária está cada vez mais especializada propiciando ao proprietário a possibilidade de dar um bom atendimento veterinário ao seu animal de estimação, prolongando a vida deles com boa qualidade. Temos equipamentos de última geração que salvam vidas, a exemplo de respiradores e desfibriladores.

Quais as últimas tendências nesta área?
As últimas tendências nesta área são as cirurgias especializadas em ortopedia, oftalmologia e cirurgias plásticas de reconstrução. Desenvolvemos, também, uma acomodação de dormitório para o proprietário permanecer no hospital junto com seu animal. Temos observado a melhora significativa dos animais quando os donos estão juntos.

Quais cuidados para quem quer ter animais de estimação?
Todas as pessoas que se dispõem a terem animais de estimação, devem observar o calendário de vacinações, desverminação, boa alimentação com ração controlada e muito carinho.Visitar o medico veterinário para avaliação clinica, pelo menos uma vez ao ano.

E o atendimento a animais selvagens?
Hoje as pessoas tem uma consciência planetária e por conta dos avanços das cidades sobre a natureza, os animais selvagens estão ficando estão ficando realmente sem floresta. Isto sensibiliza pessoas a adotarem animais selvagens com autorização especial, como iguanas, cobras, aves de rapina, entre outros. O atendimento a esses animais selvagens é feito por médicos veterinários especializados com agendamento prévio.

Ver mais artigos